Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação audiológica em funcionários de um hospital público expostos a ruído

Texto completo
Autor(es):
Letícia Yurie Iizuka [1] ; Daniela Gil [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista CEFAC; v. 16, n. 3, p. 715-722, 2014-06-00.
Resumo

Objetivo caracterizar e comparar a audição de funcionários de um hospital público expostos a níveis de ruído ocupacional máximos superiores e inferiores a 85dB(A). Métodos trata-se de um estudo clínico, com 39 funcionários de um hospital público, divididos de acordo com o nível de exposição ao ruído: 20 indivíduos sob exposição máxima superior a 85dB(A) (Grupo 1) e 19 indivíduos sob exposição máxima inferior a 85dB(A) (Grupo 2). Foi realizada avaliação audiológica básica e emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente e produto de distorção. Resultados ambos os grupos apresentaram limiares de audibilidade normais. Contudo, observou-se ausência de respostas em 87,5% no Grupo 1 e 60,5% no Grupo 2 no teste de emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente, com diferença estatística. O Grupo 1 mostrou menor amplitude de respostas também às emissões otoacústicas produto de distorção, sendo a frequência de 6kHz a única alterada em ambos os grupos. Conclusão os níveis de pressão sonora e o tempo de exposição não influenciam os limiares auditivos tonais. As emissões otoacústicas mostraram-se mais alteradas quanto maior o nível de pressão sonora e tempo de exposição. (AU)

Processo FAPESP: 10/05192-7 - Avaliação audiológica, hábitos auditivos e qualidade de vida de funcionários de um hospital público expostos a ruído
Beneficiário:Letícia Yurie Iizuka
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica