Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Resíduos de pirimifós-metil em milho, milho pipoca, em alguns de seus produtos derivados e ação no controle de Sitophilus zeamais Mots. (Coleoptera: Curculionidae)

Texto completo
Autor(es):
Eduardo Sgarbiero [1] ; Luiz R.P. Trevizan [2] ; Gilberto C. de Baptista [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Grupo Cosan. Usina Rafard
[2] USP. ESALQ. Departamento Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola
[3] USP. ESALQ. Departamento Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Neotropical Entomology; v. 32, n. 4, p. 707-711, 2003-12-00.
Resumo

Foi avaliada a degradação/persistência dos resíduos do inseticida organofosforado pirimifós-metil em grãos e produtos derivados de milho (farelo, canjica e farinha de milho) e de milho pipoca (pipoca), bem como a ação residual do inseticida no controle do gorgulho do milho, Sitophilus zeamais Mots. Os grãos foram tratados com a concentração de 12 mg.kg-1 (ppm) de ingrediente ativo para controle do gorgulho. As amostras foram tomadas logo após o tratamento e também aos 15, 30, 60, 120 e 240 dias após o tratamento. A determinação quantitativa foi feita por cromatografia em fase gasosa, usando-se um detector fotométrico de chama. Para os estudos sobre a ação residual de pirimifós-metil, amostras de ambos os tipos de grãos foram tomadas aos 15 e 30 dias após o tratamento e subseqüentemente a intervalos mensais pelo período de um ano. Grãos tratados e não-tratados (testemunha) foram infestados com adultos do gorgulho. A mortalidade foi avaliada 15 dias após a exposição. Os resíduos de pirimifós-metil não foram persistentes em ambos os tipos de grãos nem nos seus produtos derivados. Os resíduos decresceram 5-8 vezes no farelo de milho e na pipoca. Na canjica e na farinha de milho eles foram estáveis, porém os níveis foram baixos. Resíduos maiores no farelo do que nos grãos estão relacionados com o maior teor de óleo no produto processado. O inseticida manteve-se eficiente contra a praga por todo período de observação (1 ano) para os dois tipos de grãos. (AU)

Processo FAPESP: 98/05988-2 - Residuos de pirimifos-metil em graos de trigo, milho e milho pipoca, em seus produtos processados e acao residual desse inseticida sobre sitophilus spp. (coleoptera, curculionidae).
Beneficiário:Eduardo Sgarbiero
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado
Processo FAPESP: 98/05989-9 - Resíduos de pirimifos metil em grãos de trigo, milho pipoca, em seus produtos processados e ação residual desse inseticida sobre Sitophilus spp. (Coleoptera Curculionidae)
Beneficiário:Gilberto Casadei de Baptista
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular