Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Diversidade de fungos zoospóricos da Reserva Biológica de Mogi Guaçu, estado de São Paulo, Brasil

Texto completo
Autor(es):
Cristiane de Almeida Nascimento [1] ; Carmen Lidia Amorim Pires-Zottarelli [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto de Botânica. Núcleo de Pesquisa em Micologia - Brasil
[2] Instituto de Botânica. Núcleo de Pesquisa em Micologia - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rodriguésia; v. 63, n. 3, p. 587-611, 2012-09-00.
Resumo

Realizou-se o levantamento da diversidade de fungos zoospóricos em duas áreas de Cerrado, com estados de preservação distintos, na Reserva Biológica de Mogi Guaçu, estado de São Paulo. Quatro coletas trimestrais de água e solo foram realizadas em seis pontos por área, durante as estações chuvosa (janeiro e outubro de 2008) e seca (abril e julho de 2008). Utilizando a técnica de iscagem múltipla com substratos celulósicos, quitinosos e queratinosos, específica para o isolamento de fungos aeróbicos sapróbios e parasitas, foram obtidos 434 espécimes representados por 38 espécies dos filos Blastocladiomycota, Chytridiomycota e Oomycota, dentre as quais, 31 são primeiras citações para a Reserva. Os resultados encontrados ampliam o conhecimento da ocorrência destes organismos em áreas de Cerrado no estado de São Paulo e no Brasil, complementando estudos realizados anteriormente na Reserva. (AU)

Processo FAPESP: 08/53146-4 - Avaliação da diversidade de fungos da reserva biológica e Estação Experimental de Mogi Guaçu, SP
Beneficiário:Carmen Lidia Amorim Pires-Zottarelli
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular