Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Subnotificação de acidentes do trabalho não fatais em Botucatu, SP, 2002

Texto completo
Autor(es):
Ricardo Cordeiro [1] ; Mirian Sakate [2] ; Ana Paula Grotti Clemente [3] ; Cíntia Ségre Diniz [4] ; Maria Rita Donalisio [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Medicina Preventiva e Social
[2] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Medicina de Botucatu. Departamento de Saúde Pública
[3] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Medicina Preventiva e Social
[4] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Medicina de Botucatu. Departamento de Saúde Pública
[5] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Medicina Preventiva e Social
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista de Saúde Pública; v. 39, n. 2, p. 254-260, 2005-04-00.
Resumo

OBJETIVO: A implementação de políticas de prevenção de acidentes do trabalho tem sido dificultada pela subnotificação dos eventos que ocorrem entre trabalhadores formais, bem como pela grande desinformação sobre os trabalhadores da economia informal. O objetivo do estudo foi estimar a subnotificação de acidentes do trabalho em cidade média do interior do Estado de São Paulo. MÉTODOS: Inquérito domiciliar realizado por intermédio de amostra aleatória sistemática de domicílios residenciais da área urbana de Botucatu. Foram realizadas entrevistas aos moradores sobre a ocorrência de acidentes relacionados ao trabalho em maiores de nove anos, nos últimos 90 dias. Para todos os acidentes registrados nas visitas verificou-se no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) se havia a devida notificação. RESULTADOS: Foram visitadas 9.626 residências, onde habitavam 26.751 moradores com idade superior a nove anos, dos quais 13.328 eram trabalhadores ocupados. A subnotificação de acidentes do trabalho foi estimada em 79,5% (IC 95% 78,8%-80,3%). CONCLUSÕES: É precária a notificação dos acidentes de trabalho no local estudado, o que pode estar ocorrendo em outras localidades do País. Os dados sugerem a necessidade de se construir um sistema de informação sobre a saúde dos trabalhadores brasileiros que contemple pessoal, material e métodos capacitados para o reconhecimento, armazenamento, análise e difusão de informações necessárias para apoiar a formulação de políticas públicas de prevenção de acidentes e promoção da saúde dos trabalhadores. (AU)

Processo FAPESP: 00/09105-0 - Epidemiologia dos acidentes do trabalho em Botucatu: a influência de eventos extralaborais
Beneficiário:Ricardo Carlos Cordeiro
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 01/10040-2 - Epidemiologia dos acidentes do trabalho em botucatu: a influencia de eventos extra-laborais.
Beneficiário:Cintia Segre Diniz
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 01/10039-4 - Epidemiologia dos acidentes do trabalho em botucatu: a influencia de eventos extra-laborais.
Beneficiário:Ana Paula Grotti Clemente
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica