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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Educação Permanente em Saúde Mental: Momentos Críticos na Análise do Processo Grupal

Texto completo
Autor(es):
Gabriela Martins Silva [1] ; Ottar Ness [2] ; Carla Guanaes-Lorenzi [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Norwegian University of Science and Technology - Noruega
[3] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Paidéia; v. 28, 2018-12-17.
Resumo

Resumo No contexto brasileiro, a literatura aponta a política de Educação Permanente em Saúde (EPS) como caminho para efetivação da Reforma Psiquiátrica. Contudo, a EPS é também um desafio, considerando sua proposta de estreita ligação com cada contexto no qual ocorre. Assim, este estudo teve como objetivo compreender como profissionais de saúde mental podem aprender conjuntamente em processos de EPS, identificando e entendendo as transformações conversacionais que ocorreram no processo interacional. Realizou-se, então, um processo de educação inspirado na política de EPS, com um grupo de oito profissionais de um Centro de Atenção Psicossocial. Esse processo foi analisado a partir da noção de momentos críticos, com uma orientação construcionista social. Ao fazê-lo, o momento crítico “Compartilhando o sentimento de paralisação” foi delimitado, considerando seus efeitos no processo conversacional. Com isso, discute-se que, mesmo em conversas que parecem saturadas pelos problemas, é possível identificar momentos generativos, construídos relacionalmente, por meio do diálogo. (AU)

Processo FAPESP: 16/03467-5 - Compreendendo processos de educação permanente em saúde a partir do construcionismo social
Beneficiário:Gabriela Martins Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Processo FAPESP: 14/09444-1 - A educação permanente em saúde na formação para o cuidado às famílias em saúde mental
Beneficiário:Gabriela Martins Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado