Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Experiência inicial com um sistema de drenagem digital no pós-operatório de cirurgia torácica pediátrica

Texto completo
Autor(es):
Altair da Silva Costa Jr ; Thiago Bachichi [2] ; Caio Holanda [3] ; Luiz Augusto Lucas Martins De Rizzo [4]
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Jornal Brasileiro de Pneumologia; v. 42, n. 6, p. 444-446, 2016-12-00.
Resumo

RESUMO Objetivo: Relatar a experiência inicial com um sistema de drenagem digital no pós-operatório de cirurgia torácica pediátrica. Métodos: Estudo observacional e prospectivo envolvendo pacientes consecutivos do ambulatório de cirurgia torácica pediátrica da instituição, com idade até 14 anos, e com indicação de ressecção pulmonar (lobectomia e/ou segmentectomia através de toracotomia poupadora muscular). Os parâmetros avaliados foram perda aérea (quantificada com o sistema digital), biossegurança, tempo de drenagem, tempo de internação e complicações. Resultados: O sistema digital foi utilizado em 11 crianças, com média de idade de 5,9 ± 3,3 anos. A média do tempo de internação foi de 4,9 ± 2,6 dias, a de tempo de drenagem foi de 2,5 ± 0,7 dias, e a de volume de drenagem foi de 270,4 ± 166,7 ml. A média da perda aérea máxima foi de 92,78 ± 95,83 ml/min (variação, 18-338 ml/min). Dois pacientes apresentaram complicações pós-operatórias (atelectasia e pneumonia, respectivamente). Conclusões: O uso desse sistema digital facilitou a tomada de decisão durante o pós-operatório, diminuindo o risco de erros na interpretação e no manejo da perda aérea. (AU)

Processo FAPESP: 14/24676-6 - Efetividade do sistema digital de drenagem em pós-operatório de cirurgia torácica: estudo clínico randomizado
Beneficiário:Altair da Silva Costa Júnior
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular