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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise das atitudes sociais e motivacionais dos estudantes após capacitação em saúde auditiva

Texto completo
Autor(es):
Wanderleia Quinhoneiro Blasca [1] ; Jerusa Roberta Massola de Oliveira [2] ; Adriana Pessutto Montilha Falsetti [3] ; Maria Thereza Raab Forastieri Piccino [4] ; Camila de Castro Corrêa [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[5] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Medicina de Botucatu. Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Audiol., Commun. Res.; v. 22, 2017-11-09.
Resumo

RESUMO Introdução Possibilitar o acesso à informação com diferentes meios de comunicação é fundamental e desafiador, pois diversas barreiras de comunicação estão presentes, como a linguagem do emissor, a forma de apresentação da informação, o material utilizado e a dificuldade de acesso, disponibilidade de tempo, motivação e, principalmente, o interesse. Programas educativos de prevenção e promoção da saúde auditiva são primordiais, proporcionando mudança de atitudes e melhora na qualidade de vida. Objetivo Verificar a motivação e as atitudes sociais dos estudantes após participarem de um programa educacional de capacitação em saúde auditiva. Métodos Participaram 38 estudantes da rede pública de ensino, distribuídos da seguinte forma: Escola A (13 alunos), Escola B (cinco alunos), Escola C (11 alunos) e Escola D (nove alunos). Responderam à Escala Lickert de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão (ELASI) e à Ficha de Pesquisa Motivacional, antes e após o programa. O delineamento do estudo foi exploratório. Resultados Na ELASI houve diferença significativa para todas as escolas, nas situações antes e após o programa educacional. Quando comparadas as escolas entre si, houve diferença apenas na escola B. Estes resultados demonstraram atitudes favoráveis dos estudantes ao programa de capacitação e, consequentemente, uma possível melhora dos comportamentos relacionados à inclusão nas escolas. Com relação ao aspecto motivacional, foi constatado que 100% dos alunos avaliaram positivamente o programa de capacitação, considerando como “curso impressionante!”. Conclusão As atitudes sociais e motivacionais no programa educacional de capacitação na temática da saúde auditiva, utilizando a Teleducação Interativa, foram favoráveis, revelando tendência à inclusão social. (AU)

Processo FAPESP: 11/16832-0 - Criação de uma rede de educação em saúde auditiva
Beneficiário:Adriana Pessutto Montilha Falsetti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado