Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Diatomáceas (Bacillariophyceae) de sedimentos superficiais dos reservatórios em cascata do Rio Paranapanema (SP/PR, Brasil): Coscinodiscophyceae e Fragilariophyceae

Texto completo
Autor(es):
Luciane Fontana [1] ; Denise de C. Bicudo [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto de Botânica. Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente
[2] Instituto de Botânica. Seção de Ecologia - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Hoehnea; v. 36, n. 3, p. 375-386, 2009-09-00.
Resumo

Foi realizado inventário das diatomáceas pertencentes às classes Coscinodiscophyceae e Fragilariophyceae de sedimentos superficiais dos reservatórios em cascata do Rio Paranapanema. Amostras de sedimentos foram coletadas com draga, em três estações de amostragem de quatro reservatórios localizados nas regiões do alto trecho do rio (represas de Jurumirim e Chavantes) e médio (represas de Salto Grande e Capivara) e, em duas estações, no baixo Paranapanema (Represa de Rosana). Foram identificados 13 táxons infragenéricos, seis e sete respectivamente pertencentes às classes Coscinodiscophyceae e Fragilariophyceae.As espécies Thalassiosira rudis Tremarin et al., Asterionella formosa Hass. var. formosa, Staurosirella martyi (Herib.) Morales & Manoylov, Staurosirella subcapitata (Freng.) Morales e Staurosira cf. acutirostrata Metz. & L.-B. constituem novas citações para a bacia hidrográfica do rio Paranapanema, sendo este o segundo registro de T. rudis em âmbito mundial. (AU)

Processo FAPESP: 05/57399-6 - Comparacao longitudinal da comunidade de diatomaceas de sedimentos superficiais nos reservatorios em cascata do rio paranapanema.
Beneficiário:Luciane Fontana da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado