Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação da reprodutibilidade intra e interexaminador no registro da relação cêntrica, após um programa de calibração

Texto completo
Autor(es):
Evelyn Mikaela Kogawa [1] ; Luis Fernando Risso Lopes [2] ; Melissa Thiemi Kato [3] ; Fernando Tsuyoshi Ueno [4] ; Carlos Neanes Santos [5] ; José Roberto Pereira Lauris [6] ; Paulo César Rodrigues Conti [7]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] University of São Paulo
[2] University of São Paulo
[3] University of São Paulo
[4] University of São Paulo
[5] University of São Paulo
[6] University of São Paulo. Department of Public Health
[7] University of São Paulo. School of Dentistry of Bauru. Department of Prosthodontics
Número total de Afiliações: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pesquisa Odontológica Brasileira; v. 17, n. 3, p. 286-291, 2003-09-00.
Resumo

Na tentativa de estabelecer uma posição maxilomandibular reprodutível em pacientes sem dentes suportes posteriores ou portadores de oclusão instável, o conceito de relação cêntrica (RC) foi introduzido. Apesar de ser utilizada como uma posição de referência, existe uma considerável divergência de opiniões sobre a sua reprodutibilidade. Este estudo procurou avaliar se os métodos de treinamento profissional são efetivos na análise e obtenção de RC. Para isso utilizou-se uma amostra de 40 indivíduos, divididos em 20 assintomáticos e 20 portadores de disfunções da ATM. Os indivíduos foram avaliados por 3 examinadores, previamente calibrados. Foram realizados 2 exames: inicial e final (30 dias após o inicial), possibilitando dessa forma, análise da concordância interexaminadores, assim como intra- examinadores. Posteriormente, os resultados foram submetidos à análise estatística, utilizando-se os testes de concordância de Kendall e de Kappa. Os resultados foram considerados bons, sendo os melhores obtidos para a análise do desvio frontal e relato de dor (ou ausência) durante a manipulação. Os autores concluíram que os programas de calibração podem ser efetivos para análise da RC. No entanto, cautela é recomendada quando da análise de alguns itens isolados. (AU)

Processo FAPESP: 00/14881-9 - Avaliacao da reprodutibilidade interexaminador no registro da relacao centrica, apos um programa de calibracao.
Beneficiário:Luis Fernando Risso Lopes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica