Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

FORMAS DE MANIFESTAÇÃO DO PASSADO EM FILMES DE ALAIN RESNAIS: APROXIMAÇÕES SOCIOLÓGICAS

Texto completo
Autor(es):
Mauro Luiz Rovai [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Ciências Sociais; v. 33, n. 96 2018-03-05.
Resumo

Este trabalho apresenta parte substancial dos resultados de um projeto de investigação mais amplo sobre três filmes do cineasta francês Alain Resnais (1922-2014). Nosso interesse é perscrutar uma questão específica, a saber, como estão construídas, em Noite e neblina, Hiroshima meu amor e A guerra acabou – filmes que, cada qual a seu modo, fazem referência a eventos marcantes do século XX – as formas pelas quais o passado se manifesta no presente. Assim colocada, a questão permite que nos debrucemos sobre a dimensão temporal presente nos filmes sem que precisemos fazer uma incursão pela questão da memória e, no mesmo passo, que possamos tomar como ponto de partida das análises os próprios filmes. Consequentemente, o método utilizado neste estudo privilegia a forma própria de produção de sentidos nos filmes, dando particular ênfase ao modo como estão articulados seus elementos expressivos (como, por exemplo, imagens, sons, diálogos, gestos etc.). (AU)

Processo FAPESP: 14/07786-2 - Do devir inumano do humano. uma sociologia do "inatual" na obra de Alain Resnais
Beneficiário:Mauro Luiz Rovai
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Pesquisa