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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Depressão pós-parto e habilidades pragmáticas: comparação entre gêneros de uma população brasileira de baixa renda

Texto completo
Autor(es):
Beatriz Servilha Brocchi [1] ; Vera Silvia Raad Bussab [2] ; Vinícius David [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Departamento de Psicologia Experimental - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Departamento de Psicologia Experimental - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Departamento de Psicologia Experimental - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Audiol., Commun. Res.; v. 20, n. 3, p. 262-268, 2015-09-00.
Resumo

Objetivo Comparar as habilidades pragmáticas de meninos e meninas e verificar a influência da depressão pós-parto (DPP) nesse processo.Métodos Foram sujeitos desta pesquisa 31 meninos e 49 meninas de 3 anos a 3 anos e 5 meses de idade. Com relação às mães, 30 apresentaram indicativos de DPP, avaliada pela Escala de Depressão Pós-parto de Edinburgh. Foi realizada a avaliação do aspecto pragmático do desenvolvimento de linguagem das crianças aos 3 anos, durante brincadeira livre com a mãe, em função de dados colhidos desde o nascimento.Resultados Foi observado que as meninas obtiveram melhores resultados que os meninos, porém, aquelas, cujas mães apresentavam DPP, interagiram mais. Já os meninos, obtiveram melhores resultados quando as mães não apresentavam DPP.Conclusão Constatou-se a influência do gênero e das variáveis socioafetivas de criação, incluindo a DPP, no desenvolvimento das crianças. (AU)

Processo FAPESP: 10/52716-1 - Analise do desenvolvimento da linguagem das criancas com 36 meses, em funcao das caracteristicas socio-afetivas do ambiente de criacao e da presenca de depressao pos parto
Beneficiário:Beatriz Servilha Brocchi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado