Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Condição oral de pacientes críticos e sua correlação com pneumonia associada a ventilação mecânica: um estudo piloto

Texto completo
Autor(es):
Andrea Carvalho De Marco [1] ; Camila Galvão Cardoso [2] ; Fernando Vinicius Cesar De Marco [3] ; Antonio Braulino de Melo Filho [4] ; Mauro Pedrine Santamaria [5] ; Maria Aparecida Neves Jardini [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Estadual Paulista. School of Dentistry. IDepartment of Diagnosis and Surgery - Brasil
[2] Univ Estadual Paulista. School of Dentistry - Brasil
[3] Hospital viValle. Critical Care Unit - Brasil
[4] Univ Estadual Paulista. School of Dentistry. Department of Social Science and Pediatric Dentistry
[5] Univ Estadual Paulista. School of Dentistry. IDepartment of Diagnosis and Surgery - Brasil
[6] Univ Estadual Paulista. School of Dentistry. IDepartment of Diagnosis and Surgery - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. odontol. UNESP; v. 42, n. 3, p. 182-187, 2013-06-00.
Resumo

INTRODUÇÃO: A literatura vem relatando condições inadequadas de higiene oral de pacientes em unidade de terapia intensiva (UTI) e a ocorrência de Pneumonia associada à ventilação mecânica em cerca de 9%-27% de todos os pacientes intubados. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar condições orais de pacientes críticos e correlacionar com a presença de pneumonia associada à ventilação mecânica. MATERIAL E MÉTODO: Vinte e três pacientes foram categorizados da seguinte maneira: com a doença periodontal e com pneumonia associada à ventilação mecânica, com doença periodontal e sem pneumonia associada à ventilação mecânica, sem doença periodontal e com pneumonia associada à ventilação mecânica e sem doença periodontal e sem pneumonia associada à ventilação mecânica. Foram utilizados na avaliação os índices de placa, de doença periodontal e índice de cariados, perdidos e obturados. RESULTADO: Não houve diferença estatisticamente significante na incidência da doença periodontal em relação à pneumonia associada à ventilação mecânica, mas o número de dentes e superfícies com perda de inserção acima de 4 mm sempre foi maior em pacientes com pneumonia associada à ventilação mecânica. CONCLUSÃO: A extensão da doença periodontal pode contribuir para o aparecimento de pneumonia associada à ventilação mecânica. No entanto, são necessários estudos com uma amostra maior para validar essa relação. (AU)

Processo FAPESP: 10/06736-0 - Condição bucal de pacientes críticos
Beneficiário:Camila Galvão Cardoso
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica