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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

E-ducar o olho e o olhar: narrativas audiovisuais, contextos escolares e estágios curriculares supervisionados

Texto completo
Autor(es):
Valéria Cazetta [1] ; Celi Rodrigues Chaves Dominguez [2] ; Fabiana Curtopassi Pioker-Hara [3] ; Josely Cubero [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola de Artes e Ciências Humanas - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Escola de Artes e Ciências Humanas - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Escola de Artes e Ciências Humanas - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Escola de Artes e Ciências Humanas - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Educ. Pesqui.; v. 44, 2018-08-06.
Resumo

Resumo Este trabalho insere-se em um projeto investigativo no campo das culturas profissionais docentes, com a finalidade de pensar sobre processos de (re)construção de identidades docentes que ocorrem durante os cursos de formação inicial de professores, especialmente professores em formação, da graduação em licenciatura em ciências da natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), no período em que realizam atividades de estágios obrigatórios nas escolas. Solicitou-se aos/às estudantes-estagiários/as a elaboração de narrativas audiovisuais que dessem a ver aspectos observados por eles durante o acompanhamento de interações ocorridas em situações de sala de aula. A aposta teórica deu-se em dois flancos: a educação do olhar e a educação do olho, com o intuito de desnaturalizar e desconstruir miradas em curso na contemporaneidade por diferentes ordens discursivas acerca das escolas. Como hipótese de pesquisa, supomos que, ao se alterar o tipo de linguagem empregada na produção discursiva, modifica-se a educação do olhar via educação do olho, possibilitando que topografias invisíveis, como processos de ensino e aprendizagem, ganhem visibilidade plástica por meio da linguagem audiovisual. Os curtas-metragens foram analisados por meio das múltiplas linguagens empregadas: corporal, verbal, visual e sonora, mobilizando, nesses professores em formação, diferentes maneiras de apresentar como vivenciam o momento de sua formação. Conclui-se que a imersão dos/as estudantes-estagiários/as em uma mesma escola, durante mais de um semestre e meio, até o momento de produção do audiovisual, possibilitou-lhes desnaturalizar concepções do que possa ser a escola pública a partir de suas experiências com a produção de curtas-metragens. (AU)

Processo FAPESP: 15/06329-0 - Culturas profissionais e identidades docentes: processos de (re)construção de identidades docentes em um curso de licenciatura de uma universidade pública paulista
Beneficiário:Luciana Maria Viviani
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular