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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Quem descobriu a expansão do universo? Disputas de prioridade como forma de ensinar cosmologia com uso da história e filosofia da ciência

Texto completo
Autor(es):
Alexandre Bagdonas [1] ; João Zanetic [2] ; Ivã Gurgel [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de Lavras - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Instituto de Física - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Instituto de Física - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física; v. 39, n. 2 2017-01-26.
Resumo

Ainda que Edwin Hubble não tenha apoiado publicamente a expansão do universo, atualmente ele é conhecido basicamente por ter descoberto a expansão do universo. Neste artigo revisamos a história da “Lei de Hubble”, com intuito mais do que fazer justiça e dar crédito a outros candidatos a descobridor, como Lemaître, Lundmark, Silberstein e de Sitter, mas na verdade de mostrar como descobertas na ciência costumam ser processos com extensão no tempo, com diversos colaboradores e dificilmente podem ser atribuídas a um único indivíduo em uma data específica. Isso tem várias implicações pedagógicas envolvendo o uso da história da ciência como forma de promover visões mais críticas sobre a ciência na educação básica, incluindo a discussão do conceito de descoberta e de disputas de prioridade na física. (AU)

Processo FAPESP: 13/02218-3 - História da cosmologia relativística e controvérsias sobre a natureza da ciência, contribuições para o ensino de ciências
Beneficiário:Alexandre Bagdonas Henrique
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado