Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Adaptação do Bird Mark 7 para oferta de pressão positiva contínua nas vias aéreas em ventilação não-invasiva: estudo em modelo mecânico

Texto completo
Autor(es):
Beatriz Mayumi Kikuti [1] ; Karen Utsunomia [2] ; Renata Potonyacz Colaneri [3] ; Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho [4] ; Pedro Caruso [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina - Brasil
[5] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Jornal Brasileiro de Pneumologia; v. 34, n. 3, p. 167-172, 2008-03-00.
Resumo

OBJETIVO: Testar a eficiência da adaptação do ventilador Bird Mark 7 para oferecer pressão positiva contínua nas vias aéreas, conhecida como continuous positive airway pressure (CPAP) em inglês, em ventilação não-invasiva. MÉTODOS: Estudo experimental utilizando um modelo mecânico do sistema respiratório. O Bird Mark 7 foi alimentado com 400 e 500 kPa e foi testado em CPAP de 5, 10 e 15 cmH2O. Para avaliar a eficiência da adaptação foram analisados os seguintes variáveis: diferença entre a CPAP pré-determinada e a CPAP realmente atingida (CPAPreal); área da pressão da via aérea sob o nível de CPAP ajustado (ÁREA CPAP); e volume corrente gerado. RESULTADOS: A adaptação do Bird Mark 7 para oferecer CPAP em ventilação não-invasiva conseguiu atingir o volume corrente esperado em todas as situações de esforço inspiratório (normal ou elevado), pressão de alimentação (400 ou 500 kPa) e valor de CPAP (5, 10 ou 15 cmH2O). Para os CPAPs de 5 e 10 cmH2O, o CPAPreal foi muito próximo do pré-determinado, e a ÁREA CPAP teve valor próximo de zero. Para o CPAP de 15 cmH2O, o CPAPreal ficou abaixo do pré-determinado, e a ÁREA CPAP teve valor elevado. CONCLUSÃO: A eficiência da adaptação do Bird Mark 7 para oferecer CPAP em ventilação não-invasiva foi boa para os valores de CPAP de 5 e 10 cmH2O e insuficiente para CPAP de 15 cmH2O. Se adaptado como em nosso estudo, o Bird Mark 7 pode ser uma opção para oferta de CPAP até 10 cmH2O em locais onde equipamentos de ventilação não-invasiva são escassos ou inexistentes. (AU)

Processo FAPESP: 05/60615-2 - Estudo da eficiencia da adaptacao do aparelho bird mark 7 para oferta de cpap em ventilacao nao invasiva.
Beneficiário:Karen Utsunomia
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 05/60645-9 - Estudo da eficiencia da adaptacao do aparelho bird mark 7 para oferta de cpap em ventilacao nao invasiva.
Beneficiário:Beatriz Mayumi Kikuti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica