Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Comparação entre as administrações tópica e sistêmica de oxitetraciclina no tratamento de vacas com dermatite digital papilomatosa

Texto completo
Autor(es):
M.G. Loureiro [1] ; C.A. Rodrigues [2] ; E.S. Nascimento [3] ; C. Esteban [4] ; S.H. Perri [5] ; C.R. Anhesini [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNIP. Curso de Medicina Veterinária
[2] UNIP. FO. Curso de Medicina Veterinária
[3] USP. Faculdade de Ciências Farmacêuticas
[4] Santa Casa. Faculdade de Ciências Médicas
[5] UNIP. FO. Curso de Medicina Veterinária
[6] UNESP. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia; v. 62, n. 1, p. 13-22, 2010-02-00.
Resumo

Comparou-se a eficiência dos tratamentos tópico e sistêmico com oxitetraciclina em vacas com dermatite digital papilomatosa (DDP) e determinaram-se a presença de resíduos desse antimicrobiano no leite e sua concentração no líquido sinovial e no plasma. Utilizaram-se o tratamento tópico com oxitetraciclina em pó (grupo 1) e o sistêmico de longa ação (grupo 2) em 16 vacas holandesas em lactação, acometidas por DDP. Obtiveram-se amostras de plasma, líquido sinovial e leite nos momentos: M0, antes dos tratamentos; M1, seis horas após o tratamento e em intervalos de 12 horas até M23 (264 horas pós-tratamentos). Avaliaram-se o grau de claudicação, a extensão da lesão e a concentração da oxitetraciclina pela cromatografia líquida de alta eficiência. Nas vacas do grupo 1, ocorreu redução das lesões e da claudicação, quando comparadas com as do grupo 2. Nenhuma das amostras de leite, de líquido sinovial e de plasma nos animais do grupo 1 foi positiva para oxitetraciclina. As amostras de leite dos animais do grupo 2, entre M1 e M23, apresentaram valores acima do limite máximo residual permitido para esse antimicrobiano. O tratamento tópico foi eficiente no tratamento de DDP, sem produzir resíduos no leite ou concentrações no plasma e no líquido sinovial. O tratamento sistêmico foi ineficiente para DDP, resultando em resíduos no leite, durante a avaliação. (AU)

Processo FAPESP: 07/06334-7 - Aplicacoes multiplas de antimicrobianos pela via intravenosa regional no tratamento e vacas acometidas de pododermatite septica severa associada a artrite interfalangica dista.
Beneficiário:Celso Antonio Rodrigues
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Reunião - Brasil
Processo FAPESP: 05/02462-5 - Comparação entre as concentrações de tetraciclina no plasma, líquido sinovial e leite de vacas acometidas de dermatite digital papilomatosa, submetidas a administrações múltiplas injetáveis de longa ação e em pó associada a bandagens
Beneficiário:Celso Antonio Rodrigues
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 08/02715-9 - Clinic evaluation of oxytetracycline long action and concentration in milk, synovial fluid and plasma from dairy cattle with popillomatous digital dermatitis submitted to multipledosing.
Beneficiário:Celso Antonio Rodrigues
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Reunião - Exterior