Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Reação e resistência de porta-enxertos de tomateiro à murcha de fusário

Texto completo
Autor(es):
Rafael Ricardo Cantú [1] ; José Angelo Rebelo [2] ; Paola Mendes Milanesi [3] ; Rumy Goto [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) - Brasil
[2] Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) - Brasil
[3] Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Departamento de Solos, Centro de Ciências Rurais (CCR) - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista (UNESP). Departamento de Produção Vegetal, Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência Rural; v. 44, n. 7, p. 1155-1158, 2014-07-00.
Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar a reação de resistência de porta-enxertos e cultivares de tomateiro à raça 3 de F. oxysporum f. sp. lycopersici e a comprovação de sua resistência às raças 1 e 2. Os porta-enxertos testados foram: Guardião, Helper-M, Anchor-T, Dr. K, Kagemuscha, Block, Magnet e He-Man, e, como testemunhas, as cultivares 'Kada', 'Santa Clara', 'Gisele', 'BHRS 2,3'. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com parcelas subdivididas e 5 repetições, sendo os porta-enxertos e as cultivares, alocados na parcela principal e as 3 raças de F. oxysporum f. sp. lycopersici, nas subparcelas. As plantas foram inoculadas e mantidas em casa de vegetação com temperatura e umidade controladas. Os porta-enxertos foram avaliados pela severidade de infecção do fungo no xilema. Todos os porta-enxertos foram resistentes às raças 1 e 2 de Fusarium oxysporum f. sp. lycopersici e apenas Guardião e Block foram resistentes à raça 3. (AU)

Processo FAPESP: 06/58340-8 - Avaliação de porta-enxertos quanto a resistência a nematóides (M.incognita e m.mayaguensis) e Fusarium, e compatibilidade dos mesmos, na cultura do tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill)
Beneficiário:Rumy Goto
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular