Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Proposta de um sistema de avaliação do desempenho para arranjos produtivos locais

Texto completo
Autor(es):
Edwin Vladimir Cardoza Galdámez [1] ; Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti [2] ; Mateus Cecílio Gerolamo [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Engenharia de Produção - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos. Departamento de Engenharia de Produção - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos. Departamento de Engenharia de Produção - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Gestão & Produção; v. 16, n. 1, p. 133-151, 2009-03-00.
Resumo

Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são sistemas que podem ser utilizados para promover a cooperação empresarial, a inovação contínua e o desenvolvimento sustentável das Pequenas e Médias Empresas (PMEs). O processo de gestão de desempenho do APL é construído a partir do planejamento estratégico e com a implantação de ações coletivas de melhoria contínua. Também é necessário construir uma infraestrutura local e um ambiente que estimule a confiança e a cooperação dos membros do APL. A avaliação de desempenho é uma prática que fortalecerá a coordenação e execução das atividades de melhoria contínua do APL. Assim, o objetivo deste trabalho é propor um Sistema de Medição do Desempenho (SMD) que dê suporte ao processo de gestão de desempenho do APL. A proposta foi construída a partir das pesquisas de campo realizadas nos APLs de Ibitinga e Jaú. Os resultados demonstram que a medição de desempenho integrada a um processo sistemático de melhoria contínua promove a gestão colaborativa, aprimora o processo de tomada de decisão ou coordenação das ações planejadas pelas instituições, empresas e outros órgãos que fazem parte dos APLs. É um instrumento que pode ajudar a monitorar o desempenho das PMEs inseridas em uma rede de cooperação empresarial e direcionar as iniciativas coletivas ou ações de melhoria para as principais necessidades do APL. (AU)

Processo FAPESP: 04/08362-0 - Gestao de desempenho de clusters industriais: identificacao de necessidades e formas de atuacao conjunta.
Beneficiário:Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular