Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Mapeamneto conceitual como estratégia para romper fronteiras disciplinares: a isomeria nos sistemas biológicos

Texto completo
Autor(es):
Paulo Rogério Miranda Correia [1] ; John W. A. Donner Jr. [2] ; Maria Elena Infante-Malachias [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola de Artes
[2] USP. EACH
[3] USP. EACH
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência e Educação; v. 14, n. 3, p. 483-495, 2008-00-00.
Resumo

O mapeamento conceitual foi utilizado como uma ferramenta para verificar as mudanças conceituais de estudantes de Ensino Médio após a realização de atividades didáticas desenvolvidas durante as aulas de Química. O objetivo pedagógico a ser atingido foi romper as fronteiras que segregam o conhecimento científico em disciplinas isoladas. Os estudantes foram intencionalmente provocados a relacionar conceitos de Química e de Biologia, a fim de compreender melhor e explicar as conseqüências biológicas da isomeria. Os mapas conceituais elaborados pelos estudantes, antes e após as atividades propostas, evidenciaram o aparecimento de relações entre conceitos químicos e biológicos, que foram avaliadas qualitativamente. Este trabalho mostra que os mapas conceituais podem ser utilizados como ferramentas para auxiliar o professor na realização de práticas didáticas interdisciplinares na escola, bem como para acompanhar o progresso dos estudantes em direção à interdisciplinaridade. (AU)

Processo FAPESP: 06/03083-0 - Concept maps as tools for assessing the merge of disciplinary knowledge during chemistry classes at high school.
Beneficiário:Paulo Rogerio Miranda Correia
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Reunião - Exterior