Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

VIABILIDADE ECONÔMICA DO CONSÓRCIO DE ALFACE E RÚCULA EM FUNÇÃO DO ESPAÇAMENTO E ÉPOCA DE CULTIVO

Texto completo
Autor(es):
CAROLINA SENO NASCIMENTO [1] ; CAMILA SENO NASCIMENTO [2] ; ARTHUR BERNARDES CECÍLIO FILHO [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Department of Plant Production - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Department of Plant Production - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Department of Plant Production - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. Caatinga; v. 31, n. 1, p. 106-116, 2018-03-00.
Resumo

RESUMO A consorciação de culturas é um sistema de produção capaz de reduzir os custos produtivos e aumentar a rentabilidade dos produtores de hortaliças, uma vez que ele possibilita o uso mais eficiente da área e dos insumos agrícolas. Com o objetivo de avaliar o efeito da densidade de plantas de alface na viabilidade econômica do consórcio de alface e rúcula, em duas épocas de cultivo (inverno e verão), dois experimentos foram instalados em campo, na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil. Os tratamentos corresponderam a cinco consórcios de alface com rúcula nos espaçamentos entre linhas da alface de: 0,20; 0,25; 0,30; 0,35 e 0,40 m, cinco cultivos solteiros de alface nos mesmos espaçamentos adotados em consórcio, e um cultivo solteiro de rúcula no espaçamento entre linhas de 0,20 m. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados completos, com quatro repetições. No inverno, maior rentabilidade é obtida com a maior densidade populacional. Maior rentabilidade das culturas, em ambas épocas de cultivo é obtida no verão. (AU)

Processo FAPESP: 11/10784-3 - Densidades populacionais de consórcios de alface e rúcula: efeitos na competição interespecífica, produtividade e eficiência no uso da área
Beneficiário:Camila Seno Nascimento
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica