Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Qualidade da água de um córrego em área agrícola onde é usado composto orgânico de resíduos animais e vegetais

Texto completo
Autor(es):
Luciana Maria Saran [1] ; Aylan Kener Meneghine [2] ; Amanda Schimidt Célico [3] ; Daniel Guariz Pinheiro [4] ; Lucia Maria Carareto Alves [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista/UNESP. Departamento de Tecnologia - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista/UNESP. Departamento de Tecnologia - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista/UNESP. Departamento de Tecnologia - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista/UNESP. Departamento de Tecnologia - Brasil
[5] Universidade Estadual Paulista/UNESP. Departamento de Tecnologia - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência e Agrotecnologia; v. 41, n. 3, p. 263-278, 2017-06-00.
Resumo

RESUMO Composto orgânico produzido a partir de biomassa residual constitui uma alternativa viável para a substituição parcial ou total de fertilizantes minerais no cultivo de hortaliças. Neste estudo foram avaliados os efeitos do composto, sobre a qualidade da água de um córrego, usado principalmente para a irrigação de culturas agrícolas cultivadas em solo nas proximidades, tratado nos últimos dez anos com composto orgânico produzido a partir de carcaças, resíduos animais e vegetais. Amostras de água foram coletadas semestralmente, em 2013 e 2014, em cinco pontos ao longo do córrego. Foram analisadas variáveis físicas, algumas variáveis químicas e o número total de coliformes (Escherichia coli). As populações bacterianas foram comparadas pelo consumo de substratos de carbono. Os teores de fósforo total nas amostras de 2014 ultrapassaram 0,1 mg L-1. As concentrações das demais espécies químicas analisadas e os resultados para as variáveis fisicas ficaram de acordo com valores estabelecidos em normas nacionais e internacionais de qualidade de água. O ambiente mostrou consumo diferencial de fontes de carbono e grande diversidade de micro-organismos, mas os resultados não mostraram qualquer evidência de que o composto aplicado seja o fator responsável pela alteração da população microbiana ou sua atividade metabólica. Este estudo mostra que o uso do composto orgânico em áreas agrícolas parece não influenciar negativamente a qualidade da água superficial na área estudada. Estes resultados são importantes porque o processo de compostagem de resíduos animais e vegetais e o uso do composto obtido podem ser uma alternativa sustentável para o destino adequado desses resíduos. (AU)

Processo FAPESP: 13/08729-0 - Adubo orgânico: influência ambiental e uso biotecnológico
Beneficiário:Lúcia Maria Carareto Alves
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular