Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Estudo comparativo das propriedades físicas de sistemas adesivos convencional e Grander-modificado

Texto completo
Autor(es):
Sérgio Eduardo de Paiva Gonçalves [1] ; Rafael Augusto Burim [2] ; Patrícia Rondon Pleffken [3] ; Daphne Câmara Barcellos [4] ; Ana Paula Martins Gomes [5] ; Maria Filomena Rocha Lima Huhtala [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] São Paulo State University. School of Dentistry - Brasil
[2] São Paulo State University. School of Dentistry - Brasil
[3] São Paulo State University. School of Dentistry - Brasil
[4] São Paulo State University. School of Dentistry - Brasil
[5] São Paulo State University. School of Dentistry - Brasil
[6] São Paulo State University. School of Dentistry - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. odonto ciênc. (Online); v. 26, n. 4, p. 315-320, 2011-00-00.
Resumo

OBJETIVO: Esta pesquisa verificou os efeitos da tecnologia Grander na alteração da tensão superficial e ângulo de contato de um sistema adesivo autocondicionante. METODOLOGIA: O sistema adesivo autocondicionante Xeno III (Dentsply) e a água destilada foram modificados pelo contato físico com a unidade flexible do sistema Grander para revitalização de águas por 48 horas, resultando em 4 grupos: Grupo 1 - sistema adesivo Xeno III em condições de normalidade; Grupo 2 - sistema adesivo Xeno III modificado pelo sistema Grander; Grupo 3 - água destilada em condições de normalidade; Grupo 4 - água destilada modificada pelo sistema Grander. A tensão superficial dos líquidos foi verificada em goniômetro utilizando cinco medidas para cada gota de líquido. O ângulo de contato foi medido com o goniômetro sobre os substratos placa de titânio e dentes bovinos. Os dados foram submetidos aos testes ANOVA e Tukey (5%). RESULTADOS: Houve redução significativa da tensão superficial da água com a modificação pelo sistema Grander. Não houve redução da tensão superficial e ângulo de contato para o sistema adesivo Xeno III. CONCLUSÃO: A tecnologia Grander não interferiu com a tensão superficial e o ângulo de contato para o sistema adesivo Xeno III. (AU)

Processo FAPESP: 06/61896-8 - Dentina bovina: estudo comparativo das propriedades fisicas de sistema adesivo convencional e grander modificado.
Beneficiário:Rafael Augusto Burim
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica