Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Validação, confiabilidade e equivalência operacional do método de triagem nutricional “Verifique a condição nutricional do idoso”

Texto completo
Autor(es):
Manuela de Almeida Roediger [1] ; Maria de Fátima Nunes Marucci [2] ; Maria do Rosário Dias de Oliveira Latorre [3] ; Norman Hearst [4] ; Cesar Messias de Oliveira [5] ; Yeda Aparecida de Oliveira Duarte [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Programa de Pós-graduação Nutrição em Saúde Pública - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia - Brasil
[4] University of California. School of Medicine - Estados Unidos
[5] University College London. Department of Epidemiology and Public Health - Reino Unido
[6] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. bras. geriatr. gerontol.; v. 21, n. 3, p. 272-282, 2018-06-00.
Resumo

Resumo Objetivo: Analisar a confiablidade, a validade e a equivalência operacional do método de triagem nutricional “Verifique a condição nutricional do idoso”. Método: Este estudo foi realizado com subamostra de 174 idosos do Estudo Saúde, Bem-estar e Envelhecimento (SABE). O método “Verifique a condição nutricional do idoso”, consiste de 10 perguntas, que classifica os indivíduos, segundo risco nutricional. Adotou-se a antropometria e indicadores nutricionais, como medidas padrão-ouro para comparação com os valores desse método. A confiabilidade foi verificada pelo teste de McNemar e gráficos de Bland Altman, a validade do tipo discriminante foi avaliada por meio do teste Mann-Whitney e a equivalência operacional do método foi identificada pelos dados referentes à duração de realização do método e pelo grau de entendimento do mesmo pela escala Likert (entre 1 e 5). Resultados: Dos 174 idosos entrevistados, 63,8% eram mulheres e 52,3% eram do grupo etário de 60 a 74 anos. Constatou-se que 43,1% e 33,3% dos indivíduos apresentavam risco nutricional moderado e alto, respectivamente, sendo maior a prevalência de risco nutricional alto nas mulheres (33,3%) e naqueles do grupo de 60 a 74 anos (43,4%). O método analisado apresentou resultados satisfatórios para confiabilidade e validade discriminante. A duração média de realização do método foi de aproximadamente sete minutos e nota média geral de entendimento foi de 4,8. Conclusão: O método estudado pode ser utilizado em estudos epidemiológicos e clínicos, por profissionais de saúde, para identificar a presença de risco nutricional em idosos domiciliados. (AU)

Processo FAPESP: 12/24567-7 - Adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas da Nutrition screening initiative - NSI®, para idosos, em nível populacional, no município de São Paulo - SP, Brasil
Beneficiário:Maria de Fátima Nunes Marucci
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular