Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Associação entre parâmetros radiográficos e clínicos durante a terapia de manutenção periodontal em lesões de furca classe II

Texto completo
Autor(es):
Patricia Ramos Cury [1] ; Ney Soares de Araújo [2] ; Jon Bowie ; Enilson Antonio Sallum [4] ; Marjorie Jeffcoat [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Dental Research Institute. Department of Microbiology
[2] University of São Paulo. School of Dentistry. Department of Oral Pathology
[4] State University of Campinas. School of Dentistry. Department of Periodontology
[5] University of Pennsylvania. School of Dental Medicine. Department of Periodontology - Estados Unidos
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Oral Research; v. 18, n. 2, p. 116-120, 2004-06-00.
Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre medidas clínicas e radiográficas durante a terapia de manutenção periodontal e a confiabilidade de medidas clínicas periodontais repetidas para o diagnóstico precoce de destruição periodontal de lesões de furca classe II. Dezoito lesões de furca classe II em molares inferiores foram incluídas neste estudo. Radiografias padronizadas e medidas do nível clínico de inserção vertical (NCI-v) e da profundidade de sondagem (PS) foram obtidas imediatamente antes do tratamento cirúrgico e aos 6, 12, 18 e 24 meses após a cirurgia. Um total de 72 pares de radiografias foram subtraídos após correção das distorções geométricas e de contraste, e a altura de ganho/perda óssea (AO) (em mm) foi medida. Não houve correlação estatisticamente significante entre NCI-v e AO. Houve uma correlação estatisticamente significante entre redução na PS aos 24 meses e aumento na AO aos 18 meses (r = 0,5, p < 0,05). Os resultados deste estudo sugerem que medidas clínicas e radiográficas refletem diferentes características da reparação e destruição periodontais e medidas clínicas longitudinais repetidas do NCI-v não são confiáveis para o diagnóstico precoce de destruição periodontal em lesões de furca classe II. (AU)

Processo FAPESP: 99/03544-2 - Avaliacao longitudinal clinica e radiografia da regeneracao obtida apos terapia de regeneracao tecidual guiada lesoes de bifurcacao classe ii. estudo em humanos.
Beneficiário:Patricia Ramos Cury
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado