Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Narrativas científicas sobre petróleo e mudanças do clima e suas reverberações na política climática brasileira

Texto completo
Autor(es):
José Eduardo Viglio [1] ; Gabriela Marques Di Giulio [2] ; Fabiana Barbi [3] ; Lúcia da Costa Ferreira [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
[3] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
[4] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Sociologias; v. 21, n. 51, p. 124-158, 2019-09-02.
Resumo

Resumo De uma perspectiva analítica sobre as interações entre ciência e política em torno de questões energéticas e climáticas, o artigo identifica diferentes narrativas científicas referentes ao papel dos combustíveis fósseis, especificamente do petróleo do Pré-sal brasileiro, num contexto de mudança climática e transição para fontes renováveis de energia. Em seguida, analisa-se como estas narrativas se articularam com os posicionamentos do governo em dois momentos de inflexão nas negociações internacionais sobre o clima: na participação brasileira na COP-15, por meio da sua Política Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC), estabelecida em 2009, e na COP-21, por meio da sua Contribuição Nacionalmente Determinada (iNDC na sigla em inglês), proposta em 2015. Por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, o artigo identifica e analisa três narrativas científicas sobre o Pré-sal, moldadas tanto por elementos tanto factuais quanto subjetivos. Embora sejam consensuais em relação à mudança climática e suas causas humanas, evidenciam diferentes interpretações, expectativas e proposições em relação ao papel do petróleo, sobretudo em países com grandes reservas deste recurso, como é o caso brasileiro. Das três narrativas científicas, duas apresentaram maior proximidade e entrelaçamento com as decisões do governo brasileiro de proteger o Pré-sal de questionamentos e imposições climáticas e de concentrar as ações de mitigação, principalmente, no setor de uso e ocupação da terra. O artigo evidencia ainda a relevância da abordagem metodológica e analítica de narrativas científicas para compreender as interfaces entre ciência e política em torno de questões controversas e multifacetadas, como a mudança do clima. (AU)

Processo FAPESP: 13/05930-6 - Ciência, tecnologia e riscos ambientais na exploração de petróleo em águas profundas: uma contribuição sociológica
Beneficiário:José Eduardo Viglio
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado