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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

COMPETÊNCIA MOTORA EM CRIANÇAS DO ENSINO PÚBLICO DA CIDADE DE SÃO PAULO

Texto completo
Autor(es):
Alessandro Hervaldo Nicolai Ré [1] ; Mariana Cardoso Tudela [2] ; Carlos Bandeira de Mello Monteiro [3] ; Beatriz de Araujo Antonio [4] ; Mellina Maria do Lago Manso Silva [5] ; Carolina Maria Coelho Campos [6] ; Guilherme dos Santos [7] ; Maria Teresa Cattuzzo [8]
Número total de Autores: 8
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de Pernambuco - Brasil
[3] Universidade de Pernambuco - Brasil
[4] Universidade de São Paulo - Brasil
[5] Universidade de São Paulo - Brasil
[6] Universidade de Pernambuco - Brasil
[7] Universidade de São Paulo - Brasil
[8] Universidade de Pernambuco - Brasil
Número total de Afiliações: 8
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: J. Phys. Educ.; v. 29, 2019-04-01.
Resumo

RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar a competência motora em escolares de baixo nível socioeconômico e comparar os resultados entre os sexos e faixas etárias. Participaram 529 crianças entre 3 e 10 anos de idade matriculadas em escolas públicas na região Leste da cidade de São Paulo. A competência motora foi avaliada por meio do Test of Gross Motor Development (TGMD-2) e as análises usaram dados brutos e padronizados (percentis). Foi realizada a comparação do desempenho entre sexos e faixas etárias por meio da análise de variância de 2 fatores e o teste qui-quadrado foi utilizado para comparar a proporção de crianças nos três níveis de classificação (percentil <15, CM muito baixa; 15-30, CM baixa; >30, CM normal). Considerando a classificação original do TGMD-2, 76,4% das meninas e 70,5% dos meninos apresentaram competência motora muito abaixo do esperado para a idade (percentil < 15) e em ambos os sexos houve queda estatisticamente significante nos percentis de classificação nas idades mais avançadas. Esses resultados sugerem que, possivelmente, a qualidade dos estímulos ambientais atualmente disponíveis a essas crianças não seja suficiente para o desenvolvimento da competência motora. (AU)

Processo FAPESP: 17/08496-6 - Prática de atividade física, competência motora e aptidão física relacionada à saúde durante a infância: associações longitudinais e efeitos de programas de intervenção
Beneficiário:Alessandro Hervaldo Nicolai Ré
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular