Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A Relação Entre as Habilidades Sociais de Cuidadores de Idosos e seu Ajustamento Psicossocial

Texto completo
Autor(es):
Francine Náthalie Ferraresi Rodrigues Queluz [1] ; Elizabeth Joan Barham [2] ; Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade São Francisco - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Paidéia; v. 29, 2019-08-29.
Resumo

Resumo Muitos cuidadores de idosos relatam dificuldades interpessoais desgastantes e o treinamento em habilidades sociais junto a essas pessoas pode ser uma estratégia válida. Esse estudo objetivou examinar evidências sobre a relação entre o repertório de habilidades sociais de cuidadores de idosos e indicadores de seu ajustamento psicossocial. Por meio de um levantamento bibliográfico em sete bases de dados, usando termos de busca em português, inglês e espanhol, foram encontrados 11 artigos, publicados até novembro de 2016. Observou-se que: (1) o estudo de habilidades sociais em cuidadores de idosos é recente; (2) cuidadores que usavam habilidades sociais mais frequentemente se sentiam menos sobrecarregados; e (3) as habilidades sociais podem fortalecer as relações interpessoais dos cuidadores, contribuindo para um melhor ajustamento psicossocial. Concluiu-se que pode ser útil desenvolver e avaliar programas para promover o uso de habilidades sociais neste contexto, verificando os impactos da melhora nas habilidades sociais de cuidadores no seu bem-estar. (AU)

Processo FAPESP: 12/00907-3 - Construção e análise psicométrica de um Inventário de Habilidades Sociais para cuidadores de idosos familiares
Beneficiário:Francine Náthalie Ferraresi Rodrigues Queluz
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado