Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A velhice na imprensa de negócios: novas sensibilidades culturais em uma economia financeirizada

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Veríssimo Soulé [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Federal University of São Carlos. Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Organ. Soc.; v. 26, n. 91, p. 729-749, 2019-10-07.
Resumo

Resumo A financeirização da economia tem sido extensivamente estudada nas sociologias econômica e das organizações. Essa literatura analisa tanto as mudanças nas organizações associadas à cultura do valor ao acionista, quanto a forma com que a financeirização influencia diversos espaços da vida cotidiana. Com base na literatura relacionada a esse escopo mais amplo dos impactos sociais da financeirização e nas abordagens sociológicas à velhice, esse artigo analisou as concepções de velhice difundidas pela imprensa brasileira de negócios no contexto do aumento da longevidade da população e da emergência da financeirização da economia em nosso país. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo de 636 edições, publicadas entre 1990 e 2014, da Revista Exame, a partir das quais foi selecionado um corpus de 230 matérias que foi sistematicamente analisado. Os resultados foram analisados combinando ideias da Sociologia Reflexiva de Bourdieu e da Sociologia Pragmática de Boltanski. Quatro noções prevaleceram no material avaliado: i.) Planejamento da aposentadoria; ii.) Vida racionalizada e uma abordagem financeira à velhice; iii.) Envelhecimento da população e seus impactos micro e macroeconômicos, e; iv.) Demarcação e disputas geracionais nas organizações. A lógica econômica foi dominante, refletindo em propostas mais ou menos explícitas de um modelo financeiro para enquadrar a vida. (AU)

Processo FAPESP: 14/11157-0 - A construção social dos mercados e a melhor idade: novas sensibilidades culturais, novos mercados
Beneficiário:Fernanda Verissimo Soule
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado