Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

DA VIOLÊNCIA NO COMBATE: O QUE DIZEM OS LUTADORES DE MMA

Texto completo
Autor(es):
Cristiano Roque Antunes Barreira [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia & Sociedade; v. 31, 2019-12-05.
Resumo

Resumo Cumpre-se uma análise fenomenológica da representação que lutadores(as) de MMA -Mixed Martial Arts- têm acerca de seu significado e da violência em sua prática, a partir de suas respostas às perguntas: “Você considera o MMA uma modalidade violenta?” e “O que significa o MMA para você?”. Foram entrevistados presencialmente 43 lutadores profissionais, residentes em 8 capitais brasileiras, entre os anos de 2016 e 2017. A análise, baseada no cruzamento intencional, explicita os estratos de base das representações próprias aos sujeitos da prática do MMA, indicando que a perspectiva de um corpo objeto sensível é compatível com a atribuição de violência, mas a perspectiva do corpo sujeito operativo não, possibilitando a compreensão dos significados existencialmente positivos que o MMA tem para eles. (AU)

Processo FAPESP: 12/22729-0 - Ética e violência na experiência de lutadores de MMA: uma análise ontológica à luz da fenomenologia de Edmund Husserl e Edith Stein
Beneficiário:Cristiano Roque Antunes Barreira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular