Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A Teoria da Atividade na Produção de Material Didático Digital Interativo de Matemática

Texto completo
Autor(es):
Aparecida Santana de Souza Chiari [1] ; Marcelo de Carvalho Borba [2] ; Daise Lago Pereira Souto [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Brasil
[3] Universidade do Estado de Mato Grosso - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Bolema-Mathematics Education Bulletin-Boletim de Educacao Matematica; v. 33, n. 65, p. 1255-1275, 2019-12-02.
Resumo

Resumo Neste artigo discutimos o modo como a linguagem matemática formal, as tecnologias digitais, a internet, os ambientes virtuais de aprendizagem e a interação entre participantes de cursos a distância podem influenciar e transformar a produção de conhecimento em cursos a distância. Consideramos a pesquisa que deu origem a este artigo como um estudo de caso coletivo, pois os dados foram produzidos durante o desenvolvimento de disciplinas de Álgebra Linear de quatro cursos de Licenciatura em Matemática a distância, vinculados à Universidade Aberta do Brasil. Fundamentamos nossas análises na teoria da atividade e na visão epistemológica que circunda o construto seres-humanos-com-mídias. Metodologicamente, adotamos o paradigma qualitativo, tendo como fontes de produção de dados a observação em ambientes virtuais de aprendizagem, entrevistas, projetos político-pedagógicos e notas de campo. A análise dos dados foi alicerçada na teoria enraizada na própria teoria da atividade. Os resultados indicaram que a dificuldade em comunicar e expressar a linguagem matemática formal no ambiente virtual de aprendizagem gerou tensões e transformações que resultaram na produção de Material Didático Digital Interativo. (AU)

Processo FAPESP: 12/12176-3 - Álgebra linear e tecnologia: limites e possibilidades no contexto da EaD online
Beneficiário:Aparecida Santana de Souza Chiari
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado