Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A organização espacial dos investimentos em petróleo e gás na América do Sul: uma análise baseada em comunidades

Texto completo
Autor(es):
Mariane Santos Françoso [1] ; Moritz Breul [2] ; Celio Hiratuka [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
[2] University of Cologne - Alemanha
[3] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Nova econ.; v. 29, n. 3, p. 795-815, 2020-03-06.
Resumo

Resumo A economia global está organizada em cadeias de valor, fragmentadas espacial e funcionalmente. Apesar dessa dispersão, as atividades administrativas e de controle dessas cadeias continuam concentradas em algumas cidades, que detém um papel importante em certas cadeias, por concentrarem empresas e fluxos econômicos. A pesquisa nessa área não se concentrou no nível da cidade e adotou, mais comumente, estudos de caso como metodologia. Diante disso, este trabalho adotará a metodologia de rede para analisar o poder das cidades na rede de investimento em petróleo e gás da América do Sul, os atributos que explicam essa posição e a extensão espacial dela. Para realizar esta análise, serão usados dados sobre investimentos green e brownfield. Os resultados indicam que o Rio de Janeiro é a cidade mais central dessa rede, mas sua ação está concentrada principalmente no Brasil. Este trabalho pretende contribuir principalmente no desenvolvimento metodológico dos estudos na área. (AU)

Processo FAPESP: 16/06888-1 - A inserção das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro na rede de cidades globais: uma análise a partir da cadeia de petróleo
Beneficiário:Mariane Santos Françoso
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado