Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

RELAÇÕES ARTICULADORAS: VIABILIZANDO O USO INSTRUMENTAL DO LOSANGO DIDÁTICO EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Texto completo
Autor(es):
PEDRO DONIZETE COLOMBO JUNIOR [1] ; CIBELLE CELESTINO SILVA [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte); v. 22, 2020-04-17.
Resumo

RESUMO: Este artigo propõe a instrumentalização do construto didático losango didático proposto por Méheut e Psillos como um guia para organizar a construção de sequências de ensino-aprendizagem a partir do delineamento de relações articuladoras. O losango didático é formado pelos eixos epistêmico e pedagógico, ligando os vértices professor, alunos, mundo material e conhecimento científico. Ocorre que a essência teórica do losango didático não sustenta um caráter instrumental que lhe permita transitar de forma clara e utilitária nos domínios escolares. Propomos relações articuladoras que oferecem suporte para design e desenvolvimento de sequências de ensino-aprendizagem. Ao promover o caráter instrumental do losango didático cria-se oportunidades para romper fronteiras disciplinares, promover atualização metodológica e mediar conhecimentos em um viés de participação ativa do aluno. (AU)

Processo FAPESP: 10/16843-9 - Inovações curriculares em ensino de física moderna: Investigando uma parceria entre professores e centro de ciências
Beneficiário:Pedro Donizete Colombo Junior
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado