Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeito dos anticorpos maternos sobre a resposta imune induzida pela vacinação em bezerros Holandeses

Texto completo
Autor(es):
B.T. Silva [1] ; C.C. Baccili [2] ; E.M. Pituco [3] ; V. Gomes [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
[3] Instituto Biológico. Laboratório de Viroses de Bovídeos - Brasil
[4] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia; v. 72, n. 2, p. 362-370, 2020-05-08.
Resumo

RESUMO Objetivou-se avaliar o efeito dos anticorpos (ACs) maternos sobre resposta imune humoral induzida pela vacinação em bezerros Holandeses. Bezerros foram distribuídos aleatoriamente em quatro grupos: G1 - vacinados no D14 e D44 (n=6); G2 - vacinados no D90 e D120 (n=5); G3 - vacinados no D180 e D210 (n=8); controle: não vacinado (n=5). Utilizaram-se 5mL de vacina comercial (Cattle Master Gold FP5+L5® - Zoetis, Brasil), por via subcutânea. Foi realizada vírus neutralização (VN) no momento da vacinação, booster e 30 dias após a revacinação. Não foram observadas diferenças entre controle e G1 ou G2 para a frequência de soropositivos ou títulos de ACs contra os vírus respiratórios (P≥0,05). G3 apresentou maior produção de ACs em relação ao controle para BoHV-1 (P<0,01), BRSV (P<0,01) e BPIV-3 (P=0,02) após o booster (D240). A análise no tempo também demonstrou aumento nos títulos de ACs no G3 (P≤0,05). O perfil clínico revelou broncopneumonia apenas no grupo controle (n=4/5) entre 80-135 dias de vida. A imunidade colostral e a vacinal apresentaram perfis inversamente proporcionais, com maior produção de ACs aos seis meses de idade. Devido à precocidade da doença respiratória, estudos complementares são necessários para esclarecer o papel da resposta imune celular na vacinação diante dos ACs maternos. (AU)

Processo FAPESP: 12/02129-8 - Desenvolvimento da resposta imune específica em bezerros e sua influência na resposta vacinal ao vírus da diarréia viral bovina
Beneficiário:Viviani Gomes
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular