Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Existe um risco maior para desfechos obstétricos desfavoráveis em mulheres com endometriose? Uma avaliação das evidências

Texto completo
Autor(es):
Annicchino, Giuliana [1] ; Malvezzi, Helena [1] ; Piccinato, Carla de Azevedo [1] ; Podgaec, Sergio [1]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Hosp Israelita Albert Einstein, Sao Paulo, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia; v. 42, n. 4, p. 200-210, APR 2020.
Citações Web of Science: 0
Resumo

Resumo Objetivo Realizar uma revisão sistemática e crítica da literatura de modo a avaliar se a presença de endometriose determina desfechos obstétricos adversos na gestação. Fonte dos dados O presente estudo foi realizado no Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP, Brasil, de acordo com a metodologia PRISMA para revisões sistemáticas. As bases de dados usadas para a revisão de literatura foram Pubmed, Web of Science e Scopus. As palavras-chave usadas foram: pregnancy outcome, pregnancy complications, obstetrical complications, obstetrics, obstetric outcomes e endometriosis. Uma revisão manual de artigos com referências cruzadas completou a pesquisa, que foi realizada pela última vez em 30 de novembro de 2018. Seleção dos estudos A pesquisa contou com o total de 2.468 artigos, publicados de maio de 1946 a outubro de 2017. Foram selecionados 18 estudos com base em sua relevância. Coleta de dados A metodologia Newcastle-Ottawa Quality Assessment Scale foi usada para selecionar 5 estudos cuja evidência era de melhor qualidade e 13 estudos de moderada qualidade de evidência. As características das populações dos estudos foram analisadas, assim como a doença endometriose foi diagnosticada e os respectivos desfechos obstétricos nas pacientes observando-se a relevância estatística dos estudos. Síntese dos dados A análise dos estudos de maior impacto e de melhor qualidade de evidência mostram que placenta prévia e ocorrência de nascimentos pré-termo são os desfechos obstétricos desfavoráveis de maior incidência em pacientes com endometriose. Conclusão Placenta prévia e nascimentos pré-termo são os desfechos obstétricos com maior significância estatística relacionados à endometriose. Esta informação é útil para alertar obstetras e pacientes com endometriose para possíveis desfechos obstétricos desfavoráveis. (AU)

Processo FAPESP: 18/11042-0 - Localização de células senescentes nas lesões de pacientes com Endometriose profunda
Beneficiário:Helena Malvezzi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado