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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO COGNITIVO E ASPECTOS DO CONTEXTO DO CUIDADO EM IDOSOS CUIDADORES IDOSOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE ACOMPANHAMENTO

Texto completo
Autor(es):
Ana Carolina Ottaviani [1] ; Allan Gustavo Bregola [2] ; Mariélli Terassi [3] ; Bruna Moretti Luchesi [4] ; Érica Nestor Souza [5] ; Nathalia Alves de Oliveira [6] ; Francisco José Fraga [7] ; Sofia Cristina Iost Pavarini [8]
Número total de Autores: 8
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Federal University of São Carlos. Graduate Program in Nursing - Brasil
[2] University of East Anglia. School of Health Sciences - Reino Unido
[3] Central Paulista University Center - Brasil
[4] Federal University of Mato Grosso do Sul. Graduate Program in Nursing - Brasil
[5] Federal University of São Carlos. Graduate Program in Nursing - Brasil
[6] Federal University of São Carlos. Graduate Program in Nursing - Brasil
[7] Federal University of ABC. Engineering, Modeling and Applied Social Sciences Center - Brasil
[8] Federal University of São Carlos. Graduate Program in Nursing - Brasil
Número total de Afiliações: 8
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Dement. Neuropsychol.; v. 14, n. 2, p. 159-164, 2020-06-12.
Resumo

RESUMO. A saúde cognitiva é importante para a qualidade de vida e bem-estar dos cuidadores idosos. O comprometimento cognitivo pode afetar negativamente a capacidade de cuidar de si e dos outros. Objetivo: Comparar o desempenho cognitivo e os aspectos do contexto do cuidado em idosos cuidadores de idosos em uma de acompanhamento de três anos. Métodos: Trata-se de um estudo longitudinal com medidas em 2014 e 2017, realizado com 61 cuidadores idosos cadastrados na atenção primária de um município do interior do Estado de São Paulo. Características sociodemográficas, contexto do cuidado, cognição, desempenho nas atividades da vida diária, sobrecarga e sintomas depressivos foram coletados em entrevistas individuais. A análise dos dados foi realizada para comparar variáveis categóricas e contínuas. Resultados: Foram encontrados aumentos significativos entre a linha de base e o acompanhamento do escore no domínio da linguagem da avaliação cognitiva (p=0,024), receber ajuda material (p=0,020), tempo de cuidado (p=0,045) e dependência do idoso em relação às atividades básicas da vida diária (p=0,042). Conclusão: Os cuidadores de idosos tiveram melhor desempenho no campo da linguagem, passaram a receber mais apoio material / financeiro, experimentaram aumentos no tempo gasto no cuidado e na dependência do idoso. (AU)

Processo FAPESP: 17/04129-9 - Apoio social, cuidado e cognição em estudo com idosos cuidadores
Beneficiário:Sofia Cristina Iost Pavarini
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular