Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Aplicações de lodos de esgoto em um Oxisol: Efeitos na acidez e disponibilidade de micronutrientes

Texto completo
Autor(es):
Mariângela B. Freiberger [1] ; Gustavo Castoldi [2] ; Silvia Capuani [3] ; Diego O. Ribeiro [4] ; Fabiano G. Silva [5] ; Leonardo T. Büll [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto Federal Goiano. Campus Rio Verde - Brasil
[2] Instituto Federal Goiano. Campus Rio Verde - Brasil
[3] Instituto Federal Goiano. Campus Rio Verde - Brasil
[4] Instituto Federal Goiano. Campus Rio Verde - Brasil
[5] Instituto Federal Goiano. Campus Rio Verde - Brasil
[6] Instituto Federal Goiano. Campus Rio Verde - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental; v. 24, n. 6, p. 402-408, 2020-06-29.
Resumo

RESUMO Objetivou-se avaliar a acidez e a disponibilidade de micronutrientes em um Oxisol, de textura média cultivado com soja (verão) e aveia-preta (outono/inverno), após aplicações de lodo de esgoto biodigerido (LB) e de lodo de esgoto centrifugado (LC). O experimento foi conduzido em Botucatu, SP, Brasil, de 2002 a 2014, em delineamento experimental de blocos ao acaso, em esquema fatorial 2 × 4, com quatro repetições. Os tratamentos corresponderam a seis aplicações bienais de LB e LC em quatro doses: 0, 2, 4 e 8 Mg ha-1 (base seca). Após doze anos coletou-se amostras de solo até a profundidade de 0,60 m para avaliação de pH, acidez potencial, acidez trocável e teor de micronutrientes. Aplicações de 4 e 8 Mg ha-1 de LC resultaram, respectivamente, em valores de pH dentro da faixa recomendada até a profundidade de 0,10 e 0,20 m, enquanto aplicações de LB não resultaram em valores de pH adequados para nenhuma camada. O aumento do pH do solo pelas aplicações de LC acarretou diminuição proporcional da acidez potencial do solo, enquanto aplicações de LB resultaram em alto valor de acidez potencial (70 mmolc dm-3) em todas as camadas. Aplicações de LC acarretaram em baixos teores de Al3+ até a profundidade de 0,20 m, enquanto as aplicações de LB acarretaram em altos teores de Al3+ a partir da camada 0,05-0,10 m. Sucessivas aplicações de ambos os lodos resultaram em teores de Cu2+, Fe2+, Mn2+ e Zn2+ que ultrapassaram os valores máximos permitidos em todas as camadas do solo. O boro apresentou baixos teores no solo, e o pH foi o fator determinante para tal. (AU)

Processo FAPESP: 11/21276-9 - Ciclagem de carbono em área sob semeadura direta e aplicação de lodo de esgoto
Beneficiário:Mariângela Brito Freiberger
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado