Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Criatividade e processo de projeto escolar: jogo de tabuleiro como ferramenta de apoio

Texto completo
Autor(es):
Marcella Savioli Deliverador [1] ; Cibele Haddad Taralli [2] ; Giovanna Peres [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
[3] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ambient. constr.; v. 20, n. 3, p. 87-107, 2020-07-03.
Resumo

Resumo Refletir sobre melhorias da qualidade do edifício construído implica estudos que aprofundem as questões relacionadas ao processo de projetar. Muitas são as exigências que se aplicam ao projeto arquitetônico. Partindo dessa premissa, esta pesquisa apresenta a criação de uma ferramenta de apoio ao processo de projeto com o olhar na questão da criatividade e da cognição, voltada para a etapa de criação. A tipologia escolhida para o desenvolvimento da ferramenta foi o projeto escolar. A metodologia considera uma abordagem qualitativa, apoiada em pesquisa teórica relacionada à cognição, ao processo de projeto e ao uso de jogos em processos criativos. O formato escolhido é o de um jogo de tabuleiro com o apoio de cartas representativas dos parâmetros de projeto, considerados essenciais à etapa do plano de massas da arquitetura escolar. A prática desse jogo demonstrou-se indicada para essa fase ao criar um espaço de discussão motivador, descontraído, que favoreceu as manifestações criativas, característica almejada na fase inicial. Os resultados trouxeram os primeiros esboços de um projeto que incorporou conceitos essenciais. Também se observou que a utilização desse tipo de ferramenta pode incrementar a qualidade do projeto e auxiliar no processo de formação universitária à medida que direciona e foca as discussões em assuntos essenciais para a qualidade do edifício escolar. (AU)

Processo FAPESP: 18/12647-2 - Conceitos de arquitetura escolar: jogo piloto para apoio ao desenvolvimento do plano de massas
Beneficiário:Giovanna Ferraro Peres
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 17/05699-3 - Dinâmicas de Apoio ao Processo de Projeto Arquitetônico
Beneficiário:Marcella Savioli Deliberador
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado