Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Primeiro registro do gênero Myriostoma (Geastraceae, Basidiomycota) no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), São Paulo, SP, Brasil

Texto completo
Autor(es):
Larissa Trierveiler-Pereira [1] ; Adriana de Mello Gugliotta [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Faculdade de Tecnologia de Itapetininga - Brasil
[2] Instituto de Botânica. Núcleo de Pesquisa em Micologia - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Hoehnea; v. 47, 2020-09-18.
Resumo

RESUMO (Primeiro registro do gênero Myriostoma (Geastraceae, Basidiomycota) no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), São Paulo, SP, Brasil). O gênero Myriostoma é facilmente identificado devido aos basidiomas com múltiplas colunas e ostíolos do endoperídio. A ocorrência do gênero na América do Sul está limitada ao Brasil e Argentina, porém os basidiomas não são abundantes e facilmente encontrados na natureza. O objetivo do presente trabalho é registrar pela primeira vez a ocorrência de Myriostoma calongei no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, cidade de São Paulo, sendo que o gênero havia sido registrado apenas uma vez para o Estado de São Paulo. (AU)

Processo FAPESP: 17/50341-0 - Desafios para conservação da biodiversidade frente às mudanças climáticas, poluição e uso e ocupação do solo (PDIp)
Beneficiário:Luiz Mauro Barbosa
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa Modernização de Institutos Estaduais de Pesquisa