Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Validade do TAT no Brasil: Questões Teóricas e Metodológicas

Texto completo
Autor(es):
Alessandro Antonio Scaduto [1] ; Valeria Barbieri [2] ; Manoel Antônio dos Santos [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal do Paraná - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
[3] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia : Teoria e Pesquisa; v. 36, 2021-01-11.
Resumo

Resumo Apesar da popularidade do Teste de Apercepção Temática (TAT) no Brasil, a demonstração de evidências de sua validade ainda permanece um desafio. No presente artigo, discutimos essa questão problematizando a definição do TAT como método projetivo e teste psicológico, abordando seu uso por diferentes correntes teóricas, relações entre os níveis nomotético e idiográfico de análise, limitações da Teoria Clássica dos Testes para avaliar suas propriedades, bem como os desafios na pesquisa e prática com o instrumento no país. Defendemos que superar a visão tradicional sobre as técnicas projetivas, utilizar métodos multidimensionais e realizar estudos empíricos mais amplos (sejam normativos ou de validação, usando bancos de dados multicêntricos) pode assegurar práticas melhor informadas com o instrumento para pesquisadores e profissionais. (AU)

Processo FAPESP: 12/14030-6 - O Teste de Apercepção Temática (TAT) em adultos: Dados normativos para o sistema morvaliano
Beneficiário:Alessandro Antonio Scaduto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado