Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise de saque e devolução de saque em diferentes tipos de quadra em jogadores de tênis de elite

Texto completo
Autor(es):
Victor Paiva de Faria Melonio [1] ; Marcelo Saldanha Aoki [2] ; Ademir Felipe Schultz Arruda [3] ; Darlan Souza [4] ; Caroline Dário Capitani [5] ; Alexandre Moreira [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] University of São Paulo. School ofPhysical Education and Sport - Brasil
[2] University of São Paulo. School ofArts, Sciences and Humanities - Brasil
[3] University of São Paulo. School ofPhysical Education and Sport - Brasil
[4] University of São Paulo. School ofArts, Sciences and Humanities - Brasil
[5] University of Campinas. School of Applied Sciences - Brasil
[6] University of São Paulo. School ofPhysical Education and Sport - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. bras. cineantropom. desempenho hum.; v. 23, 2021-04-05.
Resumo

Resumo O objetivo do presente estudo foi analisar as interações dos jogadores em situações de saque e retorno de saque e examinar como os pontos foram decididos em função do posicionamento em quadra e dos tipos de superfície. Quatorze partidas do torneio ATP 1000 foram analisadas (7 em superfície dura; 7 em superfície de saibro). O tipo de piso não influenciou a forma como os pontos são definidos (χ²=9,26; p > 0,05), mas apresentou efeito sobre o posicionamento vertical na devolução de saque (χ²=270,86; p < 0.001). O posicionamento na devolução de saque, tanto vertical como lateral (no lado de iguais χ² = 92,68; p < 0,001 e no lado da vantagem χ²=78,98; p < 0,001), e o tipo de saque (χ²=45,13; p < 0.001) afetaram a forma como os pontos foram definidos. Os resultados do presente estudo sugerem que os tenistas devem usar, ou pelo menos buscar, estratégias de jogo baseadas na agressividade e consistência do 1º saque. Os resultados também indicam que na devolução do 2º saque os jogadores são mais ofensivos, e que nas superfícies duras os jogadores ficam alguns passos dentro da quadra para devolver o saque, diferentemente das superfícies de saibro. Recomenda-se que devoluções de saque combinem agressividade, por posicionamento dentro da quadra, e acurácia. (AU)

Processo FAPESP: 11/50462-5 - Quantificação da carga de treinamento no esporte
Beneficiário:Marcelo Saldanha Aoki
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular