Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Regeneração de raízes e plântulas em sementes de Eugenia involucrata sob déficit hídrico

Texto completo
Autor(es):
Inocente, Mariane Cristina [1] ; Barbedo, Claudio Jose [1]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Inst Bot Nucleo Pesquisa Sementes, BR-04301902 Sao Paulo, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: JOURNAL OF SEED SCIENCE; v. 43, 2021.
Citações Web of Science: 0
Resumo

Resumo: Este trabalho buscou analisar a capacidade regenerativa de sementes de Eugenia involucrata como possível estratégia de garantir a produção de novas plântulas quando atravessam período com déficit hídrico. Simularam-se condições de déficit hídrico progressivas em tempo (até 60 dias para sementes e 270 dias para plântulas) e intensidade (até -5 MPa para sementes e -10 MPa para plântulas) e se analisou a regeneração de plântulas. Os resultados demonstraram a sobrevivência das sementes mesmo na condição mais extrema (-5 MPa por 60 dias) e de alguns tecidos da plântula (-5 MPa por 270 dias). Também se verificou a continuação do desenvolvimento de raízes e plântulas a partir de tecido aparentemente necrosado em sua superfície, evidenciando que, sob situação de estresse hídrico, quando necessário, essas sementes utilizam seu mecanismo de formação de novas raízes e plântulas para garantir a sobrevivência da espécie. (AU)

Processo FAPESP: 17/50341-0 - Desafios para conservação da biodiversidade frente às mudanças climáticas, poluição e uso e ocupação do solo (PDIp)
Beneficiário:Luiz Mauro Barbosa
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa Modernização de Institutos Estaduais de Pesquisa