Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Lista de Mamíferos de Goiás, Brasil central

Texto completo
Autor(es):
Mostrar menos -
Hannibal, Wellington [1] ; Zortea, Marlon [2] ; Calaca, Analice M. [2] ; Carmignotto, Ana Paula [3] ; Bezerra, Alexandra M. R. [4] ; Carvalho, Henrique G. [5] ; Bonvicino, Cibele R. [6] ; Martins, Ana C. M. [7] ; Aguiar, Ludmilla M. S. [8] ; de Souza, Marcelino B. [9] ; de Mattos, Ingrid [10] ; Oliveira, Roniel F. [1] ; Brito, Daniel [11] ; Silva, Diego A. [2] ; Guimaraes, Marco A. [12] ; do Carmo, Edwilson M. B. [13] ; Moreira, Janio C. [12]
Número total de Autores: 17
Afiliação do(s) autor(es):
Mostrar menos -
[1] Univ Estadual Goias, Lab Ecol & Biogeog Mamiferos, Quirinopolis, Go - Brazil
[2] Univ Fed Jatai, Lab Biodiversidade Anim, Jatai, Go - Brazil
[3] Univ Fed Sao Carlos, Dept Biol, Lab Diversidade Anim, Campus Sorocaba, Sorocaba, SP - Brazil
[4] Museu Paraense Emilio Goeldi, Coordenac Zool, Mastozool, Belem, Para - Brazil
[5] Univ Fed Goias, Programa Posgrad Biodiversidade Anim, Goiania, Go - Brazil
[6] INCA, Div Genet, Rio De Janeiro, RJ - Brazil
[7] Inst Chico Mendes Conservacc Biodiversidade, Coordenac Identificac & Planejamento Acoes Conser, Brasilia, DF - Brazil
[8] Univ Brasilia, Dept Zool, Campus Darcy Ribeiro, Brasilia, DF - Brazil
[9] Univ Fed Goias, Inst Ciencias Biol, Lab Mutagenese, Goiania, Go - Brazil
[10] Univ Brasilia, Programa Posgrad Zool, Campus Darcy Ribeiro, Brasilia, DF - Brazil
[11] Univ Fed Goias, Dept Ecol, Lab Ecol Aplicada & Conservac, Goiania, Go - Brazil
[12] Inst Fed Goiano, Lab Ecol Evoluc & Sist Vertebrados, Rio Verde, Go - Brazil
[13] Univ Fed Catalao, Catalao, Go - Brazil
Número total de Afiliações: 13
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Biota Neotropica; v. 21, n. 3 2021.
Citações Web of Science: 1
Resumo

Resumo: O estado de Goiás, no Brasil central, é coberto principalmente pelo domínio do Cerrado, com a Mata Atlântica do Alto Paraná ocupando sua porção centro-sul. Goiás é uma das 20 unidades federativas brasileiras que ainda não possui uma lista de espécies de mamíferos. Neste estudo, apresentamos a primeira lista de mamíferos para o estado. Registramos as espécies de mamíferos com base principalmente na análise de espécimes depositados em coleções científicas, bem como na literatura apresentando material testemunho associado. Listamos 191 espécies pertencentes a 125 gêneros, 31 famílias e 10 ordens, as quais representam 25,2% das espécies de mamíferos que ocorrem no Brasil. As ordens mais especiosas foram Chiroptera (90 spp.), seguida pelas ordens Rodentia (43 spp.), Carnivora (19 spp.) e Didelphimorphia (17 spp.), com as demais ordens respondendo por uma porção menor da diversidade: Cetartiodactyla (7 spp.), Cingulata (7 spp.), Primates (4 spp.), Pilosa (2 spp.), Lagomorpha (1 sp.) e Perissodactyla (1 sp.). Um total de 28 espécies (14,7%), principalmente representadas por mamíferos de médio e grande porte, estão ameaçadas nacionalmente e 12 (6,3%) encontram-se globalmente ameaçadas. Nossos resultados indicaram grandes porções do estado ainda não devidamente pesquisadas em relação aos seus mamíferos, com informações escassas e fragmentadas, principalmente no que diz respeito à sua porção noroeste. Discutimos a riqueza de espécies, a distribuição e o estado de conservação dos mamíferos do estado de Goiás nos cenários nacional e regional. Ressaltamos a importância da realização de inventários que utilizem técnicas complementares de amostragem, incluindo a coleta de material testemunho, proporcionando a obtenção de dados cariotípicos, moleculares, morfológicos, parasitológicos e ecológicos. Estas informações são a base de estudos integrativos, os quais aumentam nossa compreensão a respeito da riqueza e diversidade atual dos mamíferos. O conhecimento a respeito da distribuição da riqueza de espécies em Goiás é essencial para embasar estratégias de conservação, tão necessárias em áreas que vem sofrendo com a perda e fragmentação de seus hábitats naturais, como a porção centro-sul do estado. (AU)

Processo FAPESP: 00/06642-4 - Pequenos mamíferos terrestres do bioma Cerrado: padrões faunísticos locais e regionais
Beneficiário:Ana Paula Carmignotto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo FAPESP: 11/20022-3 - Sistemática de pequenos mamíferos das formações abertas da América do Sul: o caso do gênero Cryptonanus (Didelphimorphia: Didelphidae)
Beneficiário:Ana Paula Carmignotto
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular