Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Caracterização das glândulas mandibulares nas diferentes classes de adultos de Scaptotrigona postica Latreille (Hymenoptera: Apidae)

Texto completo
Autor(es):
Gracioli-Vitti, Luciana F. [1] ; Abdalla, Fabio Camargo ; Cruz-Landim, Carminda da
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Instituto de Biociências. Departamento de Biologia - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Neotropical Entomology; v. 33, n. 6, p. 703-708, nov./dez. 2004.
Área do conhecimento: Ciências Biológicas - Morfologia
Assunto(s):Abelhas   Scaptotrigona postica
Resumo

As glândulas mandibulares de operárias recém-emergidas, nutridoras e campeiras, rainhas virgens e fisogástricas, e machos maduros de Scaptotrigona postica Latreille foram estudadas histológica e morfometricamente. Estas glândulas apresentam diferenças histológicas características para cada idade e/ou função do indivíduo. De acordo com a morfometria conclui-se que as glândulas mandibulares possuem um ciclo secretor determinado, no qual a secreção começa a ser produzida nas operárias recém-emergidas, e acumula-se no citoplasma e reservatório da glândula das operárias nutridoras. Nas operárias campeiras o citoplasma encontra-se bastante vacuolizado, o que foi interpretado como resultado da eliminação da secreção. Rainhas fisogástricas apresentaram as maiores áreas celulares e nucleares, ao oposto dos machos, os quais apresentaram as menores áreas. (AU)

Processo FAPESP: 02/08625-5 - Análise do desenvolvimento e da composição química da secreção das glândulas mandibulares de Scaptotrigona postica: um estudo comparado entre idades, funções, castas e sexos
Beneficiário:Luciana Fioretti Gracioli Vitti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado