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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Implicações da prática clínica em atividades simuladas: satisfação e autoconfiança dos estudantes

Texto completo
Autor(es):
Juliana Constantino Franzon [1] ; Mateus Henrique Gonçalves Meska [2] ; Cezar Kayzuka Cotta Filho [3] ; Giovanna Cristina Conti Machado [4] ; Alessandra Mazzo [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Brasil
[5] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Reme : Rev. Min. Enferm.; v. 24, 2020-03-30.
Resumo

RESUMO INTRODUÇÃO: a literatura demonstra que alunos que participam de atividades simuladas com experiência clínica prévia alcançam resultados menos positivos em simulação do que aqueles sem contato prévio com o campo clínico. OBJETIVO: identificar as implicações da prática clínica na satisfação e autoconfiança do estudante com atividades clínicas simuladas em medidas de conforto e higiene ao paciente usuário de fraldas descartáveis. MÉTODO: estudo quantitativo, quase-experimental realizado em uma universidade pública do interior do estado de São Paulo, no Brasil, utilizando dois instrumentos de avaliação da satisfação e autoconfiança do estudante com as práticas clínicas simuladas, a Escala de Satisfação e Autoconfiança no Aprendizado (ESAA) e a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas (ESECS). RESULTADOS: participaram do estudo 100 estudantes de graduação em Enfermagem. Alunos com experiência clínica anterior tiveram valores mais significativos no item "autoconfiança"; estudantes sem experiência clínica para o item "realismo" das escalas. CONCLUSÃO: a simulação clínica é enriquecedora do ponto de vista do aprendizado, satisfação e autoconfiança do estudante, mas não dispensa a prática clínica real dos estudantes em campo clínico. (AU)

Processo FAPESP: 15/07586-6 - O impacto da simulação da baixa, média e alta fidelidade no conhecimento e na satisfação do aluno de graduação em enfermagem na necessidade de eliminação
Beneficiário:Juliana Constantino Franzon
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica