Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Aspectos associados à idade de iniciação sexual de adolescentes residentes na cidade de São Paulo: um estudo quantitativo

Texto completo
Autor(es):
Ana Luiza Vilela Borges [1] ; Elizabeth Fujimori [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Online Brazilian Journal of Nursing; v. 7, n. 3, p. 01-13, 2008-12-00.
Resumo

Por meio da abordagem da análise de sobrevida, foi analisada a idade de iniciação sexual de 363 homens e mulheres adolescentes, moradores da área de abrangência de uma unidade de saúde da família da zona oeste da cidade de São Paulo. O questionário estruturado foi auto-preenchido em maio de 2007. Os resultados mostraram uma diferença estatisticamente significativa na idade de iniciação sexual entre homens e mulheres (14,3 e 15,2 anos de idade, respectivamente). A iniciação sexual mostrou-se como um evento que não ocorre uniformemente na adolescência, mas sim de forma gradual, como um processo que ganha dimensão ao longo deste período. A análise múltipla segundo Cox revelou que, entre as mulheres, trabalhar e referir a mãe como tendo um perfil meio-termo em relação a saídas e namoro foram inversamente associadas à idade de iniciação sexual. Entre os homens, concordar com a frase "homem pode transar quando bem entender, pois não engravida" foi positivamente associado à idade de iniciação sexual. Conclui-se que aspectos culturais, relacionais e demográficos têm influência na iniciação sexual de adolescentes. (AU)

Processo FAPESP: 05/55428-9 - Adolescência e vida sexual: normas sociais de iniciação sexual e relações de gênero
Beneficiário:Ana Luiza Vilela Borges
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular