Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

[Níveis séricos do receptor solúvel de interleucina-2 (sIL-2R) e antígeno do câncer 125 (CA 125) em cães diagnosticados com linfoma cutâneo]

Texto completo
Autor(es):
I.C. Canavari [1] ; I.L.S. Senhorello [2] ; C. Goloni [3] ; F.A.R. Sueiro ; M. Tinucci-Costa [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Brasil
[2] Universidade Vila Velha - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Brasil
[5] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia; v. 73, n. 3, p. 747-751, 2021-06-21.
Resumo

RESUMO Marcadores sorológicos são rotineiramente utilizados na prática clínica para o estadiamento de linfomas e para a determinação de seu prognóstico em humanos. No entanto, pouco se sabe sobre sua utilização em cães, mesmo os linfomas sendo neoplasias com alta prevalência nessa espécie. No presente estudo, as concentrações séricas do receptor solúvel de interleucina-2 (sIL-2R) e do antígeno do câncer 125 (CA 125) foram mensurados em 10 cães saudáveis e em 15 cães com linfoma cutâneo, utilizando-se o kit ELISA canino e a leitura em um Stat Fax modelo 2100 (sIL-2R), bem como o kit ELISA humano e a leitura pelo ELISYS UNO humano (CA 125). Os resultados mostraram que não houve diferença significativa (P<0,05) nas concentrações dos marcadores entre os grupos. Além disso, os resultados não apontaram significância clínica no estadiamento tumoral e estabelecimento do prognóstico em cães diagnosticados com linfoma cutâneo. (AU)

Processo FAPESP: 16/00128-5 - Avaliação de marcadores sorológicos, de anormalidades epigenéticas e genéticas como indicadores prognósticos em tumores de cães.
Beneficiário:Mirela Tinucci Costa
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular