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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A interdisciplinaridade na prática acadêmica universitária: conquistas e desafios a partir de um projeto de pesquisa-ação

Texto completo
Autor(es):
Renata Evangelista de Oliveira [1] ; Rodolfo Antônio de Figueiredo [2] ; Fausto Makishi [3] ; Adriana Cavalieri Sais [4] ; Alexandre de Azevedo Olival [5] ; Liliane Cristine Schlemer Alcântara [6] ; Jozivaldo Prudêncio Gomes de Morais [7] ; João Paulo Candia Veiga [8]
Número total de Autores: 8
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-grad. em Agroecologia e Desenvolvimento Rural - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-grad. em Ciências Ambientais - Brasil
[3] Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-grad. em Sociedade, Ambiente e Território - Brasil
[4] Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-grad. em Agroecologia e Desenvolvimento Rural - Brasil
[5] Universidade do Estado do Mato Grosso. Programa de Pós-grad. em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos - Brasil
[6] Universidade Federal de Mato Grosso. Faculdade de administração e ciências contábeis - Brasil
[7] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal - Brasil
[8] Universidade de São Paulo. Programa de Pós-graduação em Ciência Política - Brasil
Número total de Afiliações: 8
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas); v. 26, n. 2, p. 377-400, 2021-07-19.
Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as reflexões de um grupo de docentes e pesquisadores, com diferentes formações, perfis e áreas de atuação, sobre o processo de construção de uma nova agenda de pesquisa e extensão interdisciplinares, com vistas à transdisciplinaridade. Para tanto, descreve um processo de concepção e elaboração de projetos, baseado no conceito de pesquisa-ação e tendo a interdisciplinaridade como meta, na caracterização de sistemas socioecológicos complexos. Os projetos realizados enfocaram a resiliência da agricultura familiar, na região de fronteira agrícola intitulado Portal da Amazônia (MT). Discute-se, a partir desse processo, a possibilidade de construção dialógica de projetos, narrando seus principais desafios na busca pela real indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Conclui-se que as escolhas relativas aos fundamentos teóricos e metodológicos que embasaram os projetos foram essenciais para a construção do fazer acadêmico interdisciplinar, e que o processo de pesquisa-ação, conforme construído e aqui descrito, possibilitou a relação dialética entre a transdisciplinaridade e as três dimensões do conhecimento acadêmico, pauta constante nas discussões atuais sobre a avaliação do Ensino Superior no Brasil. (AU)

Processo FAPESP: 18/11165-4 - Concepções, práticas e conexão de professores e estudantes com a natureza em escolas rurais no Norte de Mato Grosso e a resiliência da agricultura familiar na Amazônia
Beneficiário:Rodolfo Antônio de Figueiredo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular