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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise de confiabilidade de treliças considerando caminhos de falha e utilizando o modelo FLHB

Texto completo
Autor(es):
Túlio Raunyr Cândido Felipe [1] ; Edson Denner Leonel [2] ; Vladimir Guilherme Haach [3] ; André Teófilo Beck [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Marinha do Brasil. Diretoria de Obras Civis da Marinha - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos. Departamento de Engenharia de Estruturas - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos. Departamento de Engenharia de Estruturas - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos. Departamento de Engenharia de Estruturas - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. IBRACON Estrut. Mater.; v. 14, n. 4 2021-05-05.
Resumo

resumo: O estudo do colapso progressivo de estruturas, utilizando análise numérica, requer modelos precisos das não-linearidades geométrica e material. Modelos numéricos também precisam se mostrar estáveis, de forma que a falha localizada de um elemento não provoque instabilidades numéricas. Algoritmos precisam ser eficientes, de forma a possibilitar as análises repetitivas, necessárias para avaliar os efeitos das incertezas nas ações, na geometria e nos parâmetros de resistência dos materiais. Neste contexto, um modelo não-linear abrangente foi apresentado recentemente pelos autores, combinando análise plástica com um modelo de dano, para análise de treliças. O modelo leva em conta as não-linearidades material e geométrica observadas durante o colapso progressivo de estruturas hiperestáticas. Neste artigo, o modelo de Felipe-Leonel-Haach-Beck (FLHB) é calibrado para descrever a resposta do concreto de ultra-alto desempenho reforçado com fibras ou Ultra-High-Performance Fiber Reinforced Concrete (UHPFRC). Com base em um número limitado de curvas experimentais para o UHPFRC, estatísticas dos parâmetros do modelo FLHB são obtidas. Estas são utilizadas em uma análise probabilística dos caminhos de falha de treliças sob colapso progressivo. Simulação de Monte Carlo e o Método de Confiabilidade de Primeira Ordem são empregados nas análises. A aplicação a seis estruturas-exemplo demonstram a precisão, robustez e eficiência do modelo FLHB em avaliar os caminhos de falha de treliças realísticas. (AU)

Processo FAPESP: 17/01243-5 - Otimização estrutural baseada em confiabilidade
Beneficiário:André Teófilo Beck
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular