Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

An econometric study of the effects of airport privatization on airfares in Brazil

Texto completo
Autor(es):
Brito, Igor R. S. [1] ; Oliveira, Alessandro V. M. [1] ; Dresner, Martin E. [2]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Aeronaut Inst Technol, Ctr Airline Econ, Sao Paulo - Brazil
[2] Univ Maryland, Robert H Smith Sch Business, College Pk, MD 20742 - USA
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: TRANSPORT POLICY; v. 114, p. 338-349, DEC 2021.
Citações Web of Science: 0
Resumo

This paper develops empirical models to test the impact of airport privatization on airline fares. We employ a difference-in-difference approach combined with an endogenous switching regression model to account for the selection of airports to be privatized. The results suggest that prices for tickets on routes with at least one privatized airport at an endpoint are about 3-3.5% higher than on routes between two publicly managed airports. By testing moderating effects, we find evidence that market dominance enforces the privatization impact on airfares. The main conclusions are consistent using various control group classifications. (AU)

Processo FAPESP: 15/19444-1 - Taxação de emissões de gases de companhias aéreas: modelagem econométrica para investigar seus potenciais efeitos sobre o transporte aéreo brasileiro
Beneficiário:Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 20/06851-6 - Estudo de demanda por transporte aéreo em período de crise econômica com uso de modelos econométricos esparsos de alta dimensão e covariadas não-tradicionais
Beneficiário:Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular