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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

MOTES PARA LER O MUNDO: OS FOLHETOS DE CORDEL COMO MEDIADORES DE PROCESSOS EDUCATIVOS COM ARTES

Texto completo
Autor(es):
Milla Maués Pelúcio Pizzignacco
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cad. CEDES; v. 42, n. 116, p. 98-109, 2022-04-11.
Resumo

RESUMO Neste artigo é desenvolvida uma reflexão sobre as práticas de alfabetização, textual e visual, fomentadas pelo cordel em meados do século XX. Para tal, são cotejadas as dinâmicas de ensino/aprendizagem das rodas de leitura de folhetos com as dos “círculos de cultura” da proposta pedagógica de Paulo Freire. Considerando os impressos populares como propulsores do “direito à literatura e à xilogravura”, coloca em relevo a experiência da Lira Nordestina na mediação de processos educativos com artes e na manutenção do acesso à fruição e à produção estética. (AU)

Processo FAPESP: 17/21761-0 - Emboladas tipográficas em Campina Grande (Pb): permanências e rupturas na edição dos folhetos do poeta Toinho da Mulatinha
Beneficiário:Milla Maués Pelúcio Pizzignacco
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado